segunda-feira, 13 de abril de 2015

Participação da LCCV no Dia Mundial da Saúde 2015

Em 2015, o tema escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) foi Segurança Alimentar.

Quão segura é a sua comida?
Da fazenda ao prato, faça a comida segura

Estima-se que a contaminação de águas e alimentos por bactérias, vírus, parasitas e substâncias tóxicas seja responsável por mais de 200 doenças conhecidas até hoje, que ocasionam a morte de quase dois milhões de pessoas por ano.

Como uma forma de explicar para a população o que cada um pode fazer para garantir a segurança dos alimentos que consome, a OMS lançou a campanha das 5 Chaves:




 - Chave 1: Mantenha a limpeza

 - Chave 2: Separe os crus dos cozidos

 - Chave 3: Cozinhe bem os alimentos

Chave 4: Mantenha os alimentos
em temperaturas adequadas

Chave 5: Utilize água potável
e matérias-primas seguras 


Vídeo Educativo da OMS:





Para a Diretora Geral da OMS, Margaret Chan, "às vezes, mensagens e medidas muito simples tem um grande impacto na proteção à saúde. Estas Cinco Chaves para uma Alimentação mais Saudável já contribuíram para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos e merecem ser comunicadas mais amplamente".


Em Fortaleza, no dia 11 de abril, a LCCV participou das ações de conscientização do Dia Mundial da Saúde 2015 promovidas pela IFMSA Brazil (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina) na Praça do Ferreira, que reuniu diversas ligas acadêmicas da Universidade Federal do Ceará.

Nathalia Ribeiro Pinho de Sousa, Larissa Freire Alves Nogueira,
Amanda Zíngara Teles Roza e Douglas Gonçalves Madeira

Dentre as ações realizadas, a LCCV ofereceu serviços de medição da pressão arterial, da glicemia, do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal.

Nathalia (LCCV) e Douglas (LCCV)
Amanda (LCCV) e Nathalia (LCCV)



Também, a população foi orientada sobre técnicas de conservação e higienização de alimentos, além de incentivada a consumir produtos mais saudáveis, como barrinhas de cereal, que foram distribuídas pela LCCV na ocasião para os visitantes do stand.

Larissa (LCCV)
Participação da LCCV no Dia Mundial da Saúde 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário