sexta-feira, 20 de março de 2015

LCCV Recomenda: Quase Deuses

O filme Quase Deuses, de 2004, narra a história real de dois pioneiros da cirurgia cardíaca: o cirurgião Dr. Alfred Blalock e seu assistente de laboratório e técnico de cirurgia Vivien Thomas.


A história começa em 1930, quando Thomas, após perder seu antigo emprego como carpinteiro durante a Grande Depressão, passa a trabalhar como zelador no Laboratório de Cirurigas Experimentais Vanderbilt, onde conhece o Dr. Blalock e torna-se o seu assistente em pesquisas. Dr. Blalock logo percebe Thomas como mais do que um simples homem negro, mas como uma pessoa talentosa e de fácil aprendizagem. Juntos, fazem descobertas inovadoras sobre os mecanismos da hemorragia e do choque traumático. 


Anos mais tarde, Dr. Blalock é chamado para ser o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins. Lá, ele assume o caso do "Bebê Azul" (doença essa conhecida como Tetralogia de Fallot) e passa a pesquisar, junto com Thomas, uma solução cirúrgica para esse problema cardíaco. No entanto, outros médicos da instituição não veem isso com bons olhos: primeiro, porque não acreditavam que o coração pudesse ser operado; e segundo, pela presença de Thomas no laboratório, o qual, além de ser negro em uma época segregacionista, nunca havia estudado medicina.

Apesar disso, Dr. Blalock, Thomas e Dra. Helen Taussig, uma cardiologista pediátrica, descobrem que um ramo da artéria subclávia ou carótida pode ser separado e anastomosado com a artéria pulmonar, fazendo com que o pulmão receba mais sangue com baixa oxigenação do corpo; essa técnica ficou conhecida como Enxerto de Blalock-Taussig.   

Entretanto, apesar de suas contribuições para a descoberta da técnica, Thomas não foi inicialmente reconhecido, devido ao preconceito inerente à época, porém, anos mais tarde, tornou-se Diretor de Laboratório do Hospital, recebendo o título de Doutor Honoris Causa.


Assistir Filme Quase Deuses Online Dublado:


Trailer:

2 comentários:

  1. Um espetáculo de filme. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando dos nossos posts! Seja sempre bem-vinda! A LCCV agradece de todo coração! :D

      Excluir