sexta-feira, 10 de abril de 2015

LCCV Recomenda: Coma, de Robin Cook




Coma, escrito pelo Dr. Robin Cook, em 1977, é um triller que aborda sobre a retirada ilegal e o comércio de órgãos para transplante.

A protagonista da história, Dra. Susan Wheeler, é uma interna de cirurgia no Boston Memorial Hospital. Em seus plantões na UTI, Susan fica intrigada pelo fato de dois pacientes relativamente jovens terem entrado em coma após procedimentos cirúrgicos simples.

Investigando mais a fundo, Susan descobre que no Boston Memorial as taxas de coma eram muito superiores a média nacional. Ainda, ela percebe que todos os pacientes em coma no hospital haviam sido operados na Sala Cirúrgica 8 e estavam sendo transferidos para receberem cuidados paliativos no Instituto Jefferson, o qual tinha como função cuidar dos comatosos e assim diminuir os custos do Memorial com eles.

Eventualmente, as descobertas de Susan passam a incomodar alguns membros do staff, que supõem que os comas foram causados por erros dos anestesistas. Além disso, ela passa a ser perseguida por um homem desconhecido, que, sucessivamente, tenta pôr fim a sua vida.

Quando foi lançado nos EUA, Coma tornou-se um sucesso absoluto, entrando no raking do New York Times de melhores livros do ano. Um ano depois de sua publicação, foi transformado em um filme, com Geneviève Bujold no papel de Susan Wheeler e Michael Douglas como Dr. Mark Bellows, residente de cirurgia do hospital e interesse amoroso de Susan.



Detalhes Técnicos do Livro:

  • Brochura: 384 páginas
  • Editora: Mulholland Classic; Reprint Edition (23 de setembro de 2014)
  • Idioma: English
  • ISBN-10: 0316334464
  • ISBN-13: 978-0316334464


Sobre o autor:


Dr. Robin Cook, formado em medicina na Universidade de Columbia e com pós-graduação em Harvard, é um oftalmologista e autor de 33 livros (o mais recente, Host, será lançado ainda em 2015).  Seus livros já venderam mais de 100 milhões de exemplares e dentre os principais temas tratados por ele está a questão da doação e do transplante de órgãos, da engenharia genética, da fertilização in vitro, dos erros médicos, dos fundos de pesquisa e dos cuidados paliativos, por exemplo.



2 comentários:

  1. Olá,super interessante!!!Ótima dica.

    ResponderExcluir
  2. A LCCV fica muito feliz que tenha gostado da sugestão! :D Continue acompanhando o nosso blog! Vem mais novidades por aí!

    ResponderExcluir