domingo, 5 de abril de 2015

Narayana Health: o hospital modelo


O Narayana Health é uma rede de hospitais multi-especializados na Índia, que foi fundada em 2001 pelo filantropo e cirurgião cardíaco Dr. Devi Shetty como um hospital de 225 leitos em Bengaluru chamado Narayana Hrudyalaya. Treze anos depois, em 2014, o Narayana tornou-se um dos maiores conglomerados do mundo dedicados a cuidados com a saúde, com 7.500 leitos espalhados em 29 hospitais presentes em 17 cidades indianas.



Com uma média de 150 cirurgias por dia, das quais 60 são procedimentos cardiovasculares, Narayana tornou-se um dos hospitais de referência no mundo no tratamento de cardiopatias complexas, tanto adultas quanto pediátricas, com 1.000 leitos dedicados a pacientes cardíacos. Durante sua história, o Narayana já realizou cerca de 95.000 cirurgias cardíacas, sendo que dessas, 15.000 foram realizadas em pacientes vindos de 25 países diferentes.




Um dos diferenciais do Narayana em relação aos outros hospitais são os baixos custos das cirurgias, devido a serem realizadas em grande escala ao dia. Por exemplo, uma cirurgia cardíaca que nos EUA custaria 50 mil dólares, no Narayana custa 2,5 mil dólares. Além disso, o Narayana, cujo lema é "proporcionar serviços de saúde de alta qualidade, com cuidado e compaixão, a um custo acessível, em larga escala", oferece serviços de plano de saúde com uma taxa de 22 centavos de dólares mensais, beneficiando um número de mais de 3 milhões de agricultores indianos.




Na Índia, cuja população tem três vezes mais complicações cardíacas que a taxa mundial, os serviços de saúde pública deixam a desejar e é nesse quadro que o Narayana surge como uma nova esperança para o povo indiano, atendendo mais de 60% de seus pacientes de forma totalmente gratuita, por meio da atuação de ONGs.


Dr. Devi Shetty
Atualmente, o Narayana pretende expandir seus serviços para outros países, com uma rede de medicina a distância em 55 cidades da África e com a construção de um complexo hospitalar nas Ilhas Cayman com 1.500 médicos de plantão e 15.000 empregados. Além disso, Dr. Devi Shetty planeja aumentar para 30 mil o número de leitos no Narayana, além de reduzir o custo da cirurgia cardíaca no hospital para 800 dólares.


Um comentário:

  1. I am worried, my two months old newborn Ashley was diagnosed in Mozambique down syndrome and heart with three holes. The doctor said she need cardiac surgery when she complete 3 months. I am writing to have your support to take that surgery in India

    ResponderExcluir