quinta-feira, 19 de março de 2015

Uma breve história do Hospital de Messejana


 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é um dos principais centros de referência do país nas áreas de cardiologia e pneumologia. Inaugurado em 1º de maio de 1933, após três anos de construção, o Hospital de Messejana surgiu por meio da iniciativa de três médicos - João Otávio Lobo, Lineu de Queiroz Jucá e Pedro Augusto Sampaio - como um centro privado para o tratamento de doentes tuberculosos.

Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Em 1944, o Dr. Carlos Alberto Studart Gomes assumiu a direção do Hospital de Messejana, permanecendo no cargo até 1983. Em quase 40 anos de adminitração, Dr. Carlos Alberto elevou o pequeno sanatório de tubercolosos à posição de um dos maiores hospitais do país, equipando-o para receber pacientes com uma pluralidade de pneumopatias e convertendo as unidades de tisiologia em unidades de internação de pacientes cardíacos. 

Intuindo o crescimento das doenças cardiovasculares como um problema epidemiológico, o Dr. Carlos inaugurou, em 1970, o serviço de cardiologia do Hospital de Messejana. Três anos antes, em 1967, a primeira cirurgia cardiovascular com circulação extra-corpórea do Norte-Nordeste do país foi realizada no Hospital de Messejana pela equipe do Dr. Maurício Mota Aquino e do Dr. Adib Jatene.

Dr. José Glauco Lobo Filho


Mais tarde, em 1993, o Hospital de Messejana foi palco da primeira cirurgia do estado de plastia de válvula aórtica, pelo Dr. Teles de Mendonça, e a primeira cirurgia de plastia da válvula mitral, pelo Dr. José Glauco Lobo Filho, que, no ano anterior, já havia realizado o primeiro transplante cardíaco do Ceará, no Hospital Antônio Prudente.



Em junho de 2014, o Hospital de Messejana alcançou a marca de 300 transplantes cardíacos, tornando-o o terceiro maior centro transplantador do país, atrás apenas do Instituto do Coração (InCor) e Instituto Dante Pazzanese, ambos em São Paulo.

Atualmente, o Hospital de Messejana oferece aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tratamentos de ponta e procedimentos de alta complexidade (por exemplo, é exclusividade do Hospital de Messejana na rede SUS de todo o país o Sistema de Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional, que realiza o mapeamento de arritmias complexas). Lá é o principal local no Norte-Nordeste onde é encontrado o transplante de pulmão e o Projeto Coração Artificial. Já na área de ensino e pesquisa, o hospital foi também pioneiro em ser o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a ter o Doutorado em Cardiologia.



Um comentário:

  1. Foi uma dificuldade conseguir uma vaga neste Hospital, a emergência sempre lotada, mas , felizmente ao conseguir, minha mãe teve um excelente atendimento. Diagnosticada com Enfisema(DPOC) foram quatro meses de luta contra o tempo. A doença já estava avançada, mas não tenho o que reclamar da equipe medica. Ao ficar na UTI semi-intensiva(ano 2014) teve o acompanhamento de ótimos profissionais. Não lembro ao certo o nome de todos, mas da Dra. Raquel aos técnicos de enfermagem, TODOS forma excelentes, super humanos, atenciosos. fizeram toda a diferença!

    ResponderExcluir