quarta-feira, 18 de março de 2015

OCS Heart - Um avanço no transplante cardíaco

O OCS Heart, criado pela empresa TransMedics, é um sistema de perfusão e monitoramento portátil, representando um grande avanço na área de transplantes por ter sido desenvolvido para superar as limitações do transporte em gelo.

No caso, o OCS Heart minimiza os danos isquêmicos causados pelo frio ao perfundir o coração com sangue oxigenado aquecido, além de optimizar a conservação do órgão ao alimentá-lo com as quantidades de oxigênio, nutrientes e hormônios necessários até a sua chegada ao local do transplante.

Tal sistema de perfusão permite que sejam utilizados também corações que pararam de bater no corpo dos doadores, os quais antes eram inviáveis ao transplante. Agora, o coração, mesmo parado, pode ser retirado do corpo do doador, ressuscitado e mantido vivo pelo sistema de perfusionismo do OSC Heart até o momento da cirurgia.

Em outubro de 2014, a TransMedics anunciou, em parceria com a equipe de transplante cardíaco do Saint Vincent Hospital, em Sidney, que o OCS Heart tornou bem-sucedidadas uma série de três transplantes cardíacos em adultos que utilizavam corações de doadores com morte circulatória. E mais, todos os três pacientes que receberam transplante desses órgãos tiveram um pós-cirúrgico sem complicações. Agora, a TransMedics planeja usar uma tecnologia similar para atuar na preservação de pulmões e fígado para transplante.


Veja abaixo o vídeo simulando o funcionamento do OCS Heart:


Nenhum comentário:

Postar um comentário